sexta-feira, abril 13, 2007

Ainda a questão do engenheiro

Pois é, a verdade é que continuamos a ser um país influenciados por um provincianismo salazarento. Esta herança sociológica é pesada e certamente vai levar uma ou duas gerações para que seja ultrapassada e esquecida. Falhou-se a reforma do Estado, da Justiça e dos costumes. Vive-se entre cunhas e opiniões incoerentes e errantes consoante os ventos que sopram.
Falemos então dos cidadãos catalogados por "senhor doutor", "senhor engenheiro", "senhor arquitecto"... Do país provinciano onde os cidadãos são avaliados pelo canudo e não pela sua competência e honestidade. É urgente proceder a um estudo sociológico, a fim de clarificar as relações interpessoais (sejam elas de trabalho, em fóruns de discussão, da vida pública ou privada), para que se possa saber como tratar o trolha, o pedreiro, o pescador, o alpinista, o investigador, o futebolista, o jardineiro.
Neste país de canudos não há coerência nem um tratamento igual nas relações interpessoais, o jogo está claramente viciado. Foi precisamente para manter o país submisso que no Estado Novo se criaram as "corporações", que de resto ainda perduram. O canudo dos "senhores doutores" valia para dividir o povo e submeter a arraia miúda às corporações. O povo temia e obedecia. Estava tudo compartimentado e classificado, o povo nem chegava a ter total abertura para ver e sentir o país. O ângulo de visão tornava-se curto e deformado, já que era visto através do canudo.
A solução passa então por se manter o adjectivo qualificativo de "Dr.", "Engº." ou "Arqº." apenas na vida académica, longe do povo e da realidade do tempo que passa. Tratemos os cidadãos em termos de igualdade, unicamente por "senhor A, B ou C". Como fazem os ingleses, os norte-americanos, os canadianos, os alemães...

1 Enxovalhanços:

Blogger P enxovalhou...

yep, I agree...
Here (UK), you don't use any title or anything, everybody is equal!
Just to give an idea, I heard about a Portuguese prof. that when she's in the UK, she doesn't bother to be called by her name (without title) but if she's in Portugal and if you want to talk with her, you have to add the title...
And this is the way Portuguese people are...

sexta-feira, abril 13, 2007 10:56:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home